quarta-feira, 9 de março de 2011

Nota de Roger Waters sob acusação de anti-semitismo

Retirado de seu site oficial (http://www.roger-waters.com/news/)

A note from Roger - September 30, 2010


Em uma notícia recente da Foxnews / online, posteriormente abreviado em The London Evening Standard, Abraham Foxman, diretor da ADL (Anti-Defamation League), nos EUA, acusa a minha nova produção de "The Wall" e, por implicação a mim, de anti-semitismo. Uma acusação grave que exige uma resposta. Teria o Sr. Foxman que vir ao meu show antes de julgar e comentar publicamente, já que não há anti-semitismo no show "The Wall". A música à qual ele se refere, "Goodbye Blue Sky", descreve como as pessoas comuns, militares e civis, são sofrens com traumas no rescaldo da guerra. Os recursos visuais que acompanham a música mostram bombardeiros B52 soltando vários símbolos das baías de bomba em uma paisagem devastada pela guerra. Os símbolos são: em nenhuma ordem especial, um crucifixo, uma foice e martelo, uma estrela de David, um crescente e a estrela, um sinal de Mercedes, um sinal de dólar, e um logo da Shell Oil. A preocupação de Sr Foxman era que, potencialmente, a justaposição de uma estrela de David e um sinal de dólar poderia incitar o ódio aos judeus. Contrariamente à afirmação do Sr. Foxman, não há significados ocultos na ordem ou justaposição desses símbolos. O ponto que eu estou tentando mostrar na música é que o bombardeio que estamos todos sujeitos em conflitos de ideologias religiosas, políticas e económicas só nos incentiva a voltar-nos um contra um outro, e eu lamento a perda simultânea de vida.
Na medida em que o The Wall tem uma mensagem política, ela é buscar iluminar a nossa condição, e encontrar novas formas para incentivar a paz e a compreensão, em particular no Oriente Médio.
Aliás, vindo da Inglaterra, eu nunca tinha ouvido falar da ADL, até hoje, mas eu pesquisei e vi a sua declaração de missão de 1913 que o seu objetivo não é só defender o povo judeu de difamação, mas também, e cito, "para garantir justiça e tratamento equitativo a todos os cidadãos igualmente e para por um fim à discriminação injusta e desleal contra qualquer seita ou grupo de cidadãos". Talvez todos nós devemos focalizar naquele ideal sublime e parar de ficar no canto atirando pedras uns nos outros.

Roger Waters

Nenhum comentário:

Postar um comentário