quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Terrorismo ou Resistência?

A propaganda israelense sempre tentou passar a imagem (inclusive utilizando da mesma analogia) de que era semelhante a Davi lutando contra Golias (representado nas forças de resistência palestina).
Talvez, no princípio do conflito isto pudesse prevalecer. Com a velocidade dos meios de comunicação que temos agora, podemos ter um acesso mais rápido à realidade daquelas pessoas marcadas pelo conflito.

De um lado temos a Resistência Palestina, reconhecida como direito inalienável dos palestinos. O direito de reinvindicarem suas terras e retornarem à elas. Direito reconhecido pela ONU.
Do outro, israelenses tensos devido às constantes ameaças que sofrem por habitar uma região que não é sua de direito, iludidos por um governo desprezível, que aproveita este sofrimento de seus cidadãos para tentar convencer o mundo de que Israel é a grande vítima da história. Os cidadãos sim, são vítimas. Os cidadãos de ambas as partes.



Voltando ao questionamento que intitula esta postagem, quero fazer uma comparação breve das práticas nazistas na 2ª Guerra.

Na conhecida história do levante no Gueto da Varsóvia, os judeus lutaram bravamente para proteger seus entes queridos. O governo de Hitler classificou-os como "bandidos", "terroristas" (qualquer semelhança com a ditadura no Brasil não é mera coincidência - desclassificar a resistência, reduzindo-a pejorativamente à terrorismo é típico de Estados militaristas e despóticos). Os judeus (assim como os ciganos, cidadãos do leste europeu, homossexuais, etc - estes que nunca receberam indenização ou reivindicaram a criação de um estado para si, nem muito menos cometeram genocídio por o terem sofrido) eram postos em campos de concentração, torturados, espancados, mutilados. Não se fala muito sobre os desnecessários ataques aliados contra cidades alemãs desmilitarizadas que resultaram na morte de milhares de civis. Civis estes que, em sua maioria, não apoiavam o nazismo. Mesmo que apoiassem, não representavam ameaça alguma.


Troque alemães por israelenses, judeus por palestinos, Varsóvia por Gaza, nazismo por sionismo. Você terá o retrato fiel do conflito na Palestina

Nenhum comentário:

Postar um comentário